CVRP reúne representantes de entidades e voluntários para debater sobre o Projeto Ouvidores de Histórias

Na tarde do dia 25 de maio, diretores e voluntários do Centro de Voluntariado de Ribeirão Preto (CVRP) e representantes das seis Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs) parceiras se reuniram para debater o projeto Ouvidores de Histórias para a Melhor Idade. O projetoatua junto a idosos residentes em ILPIs ouvindo suas trajetórias de vida e interagindo com eles para proporcionar aconchego e estimular a memória.

De acordo com Maria Beatriz Ferreira de Oliveira, presidente do CVRP, o encontro foi bastante produtivo e propiciou a troca de experiência entre todos. "Fizemos uma avaliação dos resultados até o momento, trocamos muitas ideias sobre como potencializar as atividades, discutimos as principais dificuldades e desafios que temos que superar e ainda foi possível cada representante apresentar sua instituição", explicou Beatriz.

O reforço positivo sobre o trabalho também estimulou os voluntários presentes. "A representante de uma das entidades falou que o voluntário é o coração da assistência. Achei lindo porque muitas vezes os profissionais da área precisam dedicar muito tempo às questões burocráticas e operacionais do serviço e o voluntário, que tem mais liberdade e tempo, pode dar uma atenção mais direta aos idosos", enfatizou a presidente.

O coordenador do projeto, Verter Cotucci, falou sobre o acompanhamento que dá a cada voluntário que atua nas ILPIs e a capacitação que prepara os voluntários para sua atuação. As instituições parceiras do Ouvidores de Histórias para a Melhor Idade são: Lar Vicentino, Lar Vovô Albano, Lar Padre Euclides, Lar Santa Rita de Cássia, Lar do Jovem Idoso "Tio João" e Lar dos Velhos da Igreja Presbiteriana.

 

CVRP- O Centro de Voluntariado de Ribeirão Preto conta com aproximadamente 120 voluntários e desenvolve vários projetos na área da Humanização da Saúde. Entre eles estão: Conta Mais! Histórias em Hospitais (criado desde 2005, com mais de 50 mil crianças atendidas e 350 voluntários formados), Ouvidores de Histórias para a Melhor Idade (criado em 2008, com mais de 23 mil idosos atendidos e 240 voluntários formados) e o recém-criado Projeto Acolher - Atendimento Domiciliar ao Idoso, no qual os voluntários acolhedores visitam os idosos em domicílio. Mais informações no CVRP (Avenida Caramuru, 368), telefone (16) 3635-1739 ou site site www.voluntariadorp.org.br.

.